terça-feira, 19 de outubro de 2010

VIVER OU EXISTIR?


Jailson Freire


A temperatura não é muito agradável. À noite faz muito frio... Durante o dia o sol é escaldante. Mas o que mais provoca o sofrimento é a solidão desse lugar de angústia e lamento... O tempo parece nunca passar. Parece até que nunca se chegará a qualquer oásis... Não se observa nesse lugar qualquer sinal de árvore e água fresca... Os recursos são ínfimos e a vontade de desistir é imensa.

Pela posição das estrelas deve passar da meia-noite... O sono não vem. O corpo dói... As pernas parecem querer matá-lo. Os pensamentos fervem na mente.

Um pequeno pedaço de papel que ainda resta e a caneta que fora doada como único bem precioso que presta... É necessário escrever o que se pensa de tudo isso... É necessário pôr a mente para refletir ou então dormir.

Tente imaginar o significado de estar nesse lugar... Não é fácil estar num deserto durante tanto tempo...

São as perguntas que não param de ecoar na mente que impulsionam à busca das respostas.

Qual seria a diferença entre viver e existir? Como seria possível viver sem existir? Como alguém pode existir e ainda assim não estar vivendo?

O que parece mesmo é que, existir é estar por aí... Existir é ir e vir. Existir é falar; é agir... Existir é andar sem saber para onde ir. Existir é chorar, é sorrir. Existir é estar aqui ou ali. Existir é acordar ou dormir... Existir é comer e engolir. Existir é estar feliz ou fingir... Existir é comprar, vender e consumir, é construir e destruir. Existir é estar entediado ou até mesmo se divertir. Existir é ganhar, gastar ou pedir. Seriam esses motivos que nos trouxeram aqui?

Existir às vezes até parece legal não viesse o tempo da pá de cal... Existir às vezes é como algodão doce, não fosse o sal do desgosto... Existir também parece, às vezes, um prato de sobremesa, não fossem as péssimas surpresas.

Qual seria então a outra opção oferecida antes da nossa partida?

É claro! Ele ofereceu... Ele nos deu. De graça... Isso sim tem graça... Isso sim tem sabor. Ele nos deu em sua morte a oportunidade do mais que simplesmente existir. Ele nos deu a vida... A que é abundante! Isso sim motiva a continuação da jornada em um deserto. Isso sim planta a clareza de que o melhor pode estar logo ali depois das dunas das incertezas.

Viver é estar num deserto a caminho do que é realmente belo.

Existir pode ser entrar numa caverna. Pode ser entrar no portal do inferno!

O que vai decidir?



"...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10)

Um comentário:

  1. Caro amigo Jaílson


    Belo e poético ensaio.

    Quanto mais caminhamos, mais nos aproximamos da fonte de vida que nos criou. Caminhamos como se fosse num círculo, onde o Éden do qual partimos, será o mesmo da chegada.


    Um forte abraço,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir