segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NUNCA MAIS VOU...


J.Freire


Somos assim mesmo ou isso também muda um dia? Ou deveria ter mudado quando nascemos pela segunda vez nesta vida?

O pacto é pra valer agora ou logo vai voltar a se desculpar como quem põe culpa em tudo menos em você?

O filme trach que protagoniza será reprisado por quantas vezes até que seja mudada a película para a próxima sessão romântica?

Vai continuar passando pela trilha em que está cansado de ficar preso no laço maldito do caçador de passarinhos ou vai mudar para o caminho seguro e reto em busca do ninho?

Até quando vai tocar a mesma música fúnebre de alguém que apenas morre e nunca nasce de novo?

Quantas vezes serão necessárias pedir clemência pela infâmia cometida nos cantos escuros da sua vida? Quantas promessas serão quebradas como se nunca as tivesse feito a ninguém? Quanta garantia podre oferecerá como lastro para uma vida equivocada e de amargar?

Por quanto tempo você pretende achar que engana alguém com afirmativas do tipo “nuca mais?” Nuca mais farei isso... Nunca mais farei aquilo... Nunca mais cairei aqui nem acolá...

Por quê promete o que sabe que não pode cumprir? Por quê penhora uma palavra que sabe não possuir? Por quê vota quando no fundo apenas queria a sua cota de atenção divina para em paz dormir?

Apenas confesse que não é capaz, mas que aceita a paz que se oferece sem paga. Renegue a desgraça... Como pagaria algo que nunca terá preço?

Precisa entender o significado da graça antes que o silêncio se faça no âmago da alma. Precisa urgentemente saber o que significa pacto e favor que não se merece quando se faz uma prece na hora do pavor.

Precisa saber que enquanto vida existir para viver e que enquanto humilde você, aproximar o seu ser, não vai entender, mas vai perceber que o Deus que é pai sabe que ainda que digas “nunca mais”; mesmo sabendo não ser capaz da promessa cumprir, Ele o verá como filho, pois aceitou o desafio de até mesmo morrer por quem só merecia o castigo.

Se vacilar, o endereço vou te contar: João 1:9 - prossiga em paz.


Apenas vá e não vacile mais...


"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." (João 8 : 11)

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I João 1 : 9)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O ALÍVIO


Jailson Freire


Uma palavra tão pequena e tão colossal em seu significado. O que não faríamos para tê-la ao nosso lado nos piores momentos de nossa existência?

Uma palavra dengosa e caprichosa. Uma palavra eficaz. Uma vontade que faz, um anseio estridente que o alívio seja urgente.


Uma espera, um desejo... Um desejo que venha sem demora. É até maldade a sua ausência, é uma espera amarga essa experiência. Não é possível existir sem a sua visita vez por outra. Não é lógico existir sem que esta palavra esteja em nosso boca.

Muitos de nós buscamos desesperadamente. Muitos de nós acreditamos que iremos encontrar em lugares onde jamais estará, tamanho o desespero que não quer se calar.

O choro. O sofrimento. A angústia. O lamento... A maldade.. A dor. A traição, o horror... Ah o alívio! Como necessitamos do alívio para viver...


A vida precisa continuar, mas o socorro precisa chegar. A dor é muito forte e precisa acabar... O sofrimento é medonho, talvez não dê para suportar. Você precisa do alívio... Nós precisamos do alívio.


Sim. O alívio virá e esperar é questão de sobreviver. Esperar é obedecer. Esperar é saber que pode até demorar um pouco, mas virá. Pode até se atrasar por um pouco de tempo, pois a vinda é longa e a estrada cheia de emboscadas e ventos.

Tenha paciência e espere, é certo que vem. Não negue essa verdade, pois ninguém perde por esperar. Ele prometeu e cumprirá. Ele falou e não falhará... Ele não é como nós, se disse fará... Cedo ou tarde o alívio virá.

O alívio sempre vem, pois precisa obedecer a ordem de "alguém". O alívio não tem escolha, pois o pedido fora selado com lágrimas que não são de cebola. O alívio é a certeza de que nunca estamos sozinhos. O alívio é a grata certeza de que temos um amigo.


Jesus!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11 : 28)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AS CONTRADIÇÕES DE UMA VIDA





Jailson Freire



Podia ser menos complicado, mas ao invés disso é algo terrivelmente embaçado. Desejamos ser o que não somos. Queremos contar a história que não vivemos. Desejamos falar do que não conhecemos. Somos levados a dizer do que não entendemos.

Ouvimos o tempo todo a respeito dos padrões a serem seguidos e até concordamos com o que entra por nossos ouvidos, mas ao contrário do que pensamos, provavelmente não praticaremos. Prestamos atenção e nos imaginamos encaixados nos padrões, muitas vezes utópicos que são pregados, todavia, não muito tempo depois, somos levados a um estado de inércia logo na hora em que devíamos fazer o bem.

Foram muitas as tentativas e inúmeras desistências, mas mesmo assim não nos cansamos de continuar tentando; foi nos dito que seria possível.

Caminhamos as duas milhas, pois isso seria um padrão divinamente sugerido para um humanamente fingido, mas depois disso nos sentimos cansados demais para virar o outro lado do rosto suado para mais uma sessão de humilhação – Quem sabe na próxima?

Queremos ser como os que não possuem, mesmo possuindo tudo. Queremos ser como quem doa mesmo não sendo como o que doa, apenas para dizer de nós o que no fundo nem todos somos.

Falamos de uma vida perfeita que não experimentamos. Lucubramos sobre uma estrada alinhada que não caminhamos. Sorrimos o sorriso engessado de quem chora magoado, pois ninguém tem nada com isso se a vida real, já é de quatro dias e ainda por cima cheira muito mal.

Cantamos a canção alegre que fala de dor e enchemos o coração com um ego já envenenado de orgulho e odor.

Não somos quem dizemos ser. Não falamos o que queremos falar. Não pecamos só por pecar. Na verdade, sonhamos em nunca magoar, mas magoamos aquele que só nos fez amar. Isso parece nos dá mais prazer do que o alegrar...

É certo, que mesmo assim será possível experimentar a certeza de que depois de tudo, salvos vamos estar, pois seria impossível imaginar, que o evento que divinamente dividiu a história levando um inocente a se entregar como se fosse culpado, não mais servir para um homem em crise, da dúvida tirar.

Isso tudo tem jeito!




"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;" (Lucas 5 : 31)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SOBREVIVENDO À COISA...


Jailson Freire

Querendo ou não ela sempre aparece e quando aparece nos deixa perplexos e sem ação diante de suas várias faces. Sim. È como um dragão com várias cabeças... Jamais virá com uma cabeça apenas e um rabo... Será um monstro difícil de ser vencido, mas perfeitamente vencível.

Medo. Pavor. Indignação. Isso não devia acontecer! Não agora. Quem sabe num momento melhor, mas “a coisa” jamais aparecerá num momento melhor, será quase sempre nos piores dos momentos de nossa existência. Será quando já estamos fragilizados. Será quando o terreno já estiver minado. Será depois que você estiver cansado.

A batalha, nesses momentos passa a ser fato estabelecido e o que nos resta é ficarmos parados, assistindo “a coisa” destruir todas as prateleiras onde guardamos os nossos sonhos... Ah os sonhos!... Ou lançar-se contra “a coisa” e lutar, bater e combater com fúria de um inconformado em levar apenas cacos para casa.

Não será fácil combater “a coisa...” Ninguém disse que seria... Mas valerá à pena resistir se você se equipou com os equipamentos adequados: Se a armadura for sim quando sim, e não quando não. Se o ponteiro da balança no meio certo for a sua couraça. Se os pés estiverem bem protegidos com as novidades que geram paz. Se seu escudo for confiança total que você sempre disse ter no que prometeu batalhar por nós.

Serão inevitáveis os arranhões. E daí? O que importa é que mesmo sabendo dos arranhões, no final quem leva a melhor é quem nunca luta sozinho. No final, leva sempre a melhor quem sabe o nome do seu General... Você sabe que quem levará a melhor é quem lutar bem preparado.

O que fazer então diante da “coisa”? Lute! Lute! Lute! Não desista jamais! Pois depois de tudo “a coisa vai fugir e você será o sobrevivente”.


"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.(Efésios 6 : 11)