quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AS CONTRADIÇÕES DE UMA VIDA





Jailson Freire



Podia ser menos complicado, mas ao invés disso é algo terrivelmente embaçado. Desejamos ser o que não somos. Queremos contar a história que não vivemos. Desejamos falar do que não conhecemos. Somos levados a dizer do que não entendemos.

Ouvimos o tempo todo a respeito dos padrões a serem seguidos e até concordamos com o que entra por nossos ouvidos, mas ao contrário do que pensamos, provavelmente não praticaremos. Prestamos atenção e nos imaginamos encaixados nos padrões, muitas vezes utópicos que são pregados, todavia, não muito tempo depois, somos levados a um estado de inércia logo na hora em que devíamos fazer o bem.

Foram muitas as tentativas e inúmeras desistências, mas mesmo assim não nos cansamos de continuar tentando; foi nos dito que seria possível.

Caminhamos as duas milhas, pois isso seria um padrão divinamente sugerido para um humanamente fingido, mas depois disso nos sentimos cansados demais para virar o outro lado do rosto suado para mais uma sessão de humilhação – Quem sabe na próxima?

Queremos ser como os que não possuem, mesmo possuindo tudo. Queremos ser como quem doa mesmo não sendo como o que doa, apenas para dizer de nós o que no fundo nem todos somos.

Falamos de uma vida perfeita que não experimentamos. Lucubramos sobre uma estrada alinhada que não caminhamos. Sorrimos o sorriso engessado de quem chora magoado, pois ninguém tem nada com isso se a vida real, já é de quatro dias e ainda por cima cheira muito mal.

Cantamos a canção alegre que fala de dor e enchemos o coração com um ego já envenenado de orgulho e odor.

Não somos quem dizemos ser. Não falamos o que queremos falar. Não pecamos só por pecar. Na verdade, sonhamos em nunca magoar, mas magoamos aquele que só nos fez amar. Isso parece nos dá mais prazer do que o alegrar...

É certo, que mesmo assim será possível experimentar a certeza de que depois de tudo, salvos vamos estar, pois seria impossível imaginar, que o evento que divinamente dividiu a história levando um inocente a se entregar como se fosse culpado, não mais servir para um homem em crise, da dúvida tirar.

Isso tudo tem jeito!




"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;" (Lucas 5 : 31)

3 comentários:

  1. Jailson,
    Graça e Paz.
    Me surpreendi com suas colocações, tão verdadei-
    ras.Tudo que a todo o tempo somos.Taí,gostei do confronto,você conseguiu colocar em tão poucas
    frases tudo que eu perdi horas,dias,meses e para dizer a verdade até anos para conseguir enxergar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe a sua vida Tânia... Apenas Deus jamais se contradiz... Seja feliz!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, seria tão bom se tudo fosse diferente... embora perdoados, continuamos neste corpo corruptível sujeitos a tantas provações e nem sempre somos aprovados...
    Deus nos ajude a viver na verdade, na integridade, na sinceridade...
    Deus continue abençoando vc e todos os seus!
    Bjos, Cristina Garcia.

    ResponderExcluir