quinta-feira, 6 de maio de 2010

SE O FOGO CONSOME, ENTÃO NÃO SERÁ ÚTIL


Jailson Freire

A realidade que cerca a nossas vidas parece exigir de nós mais do que realmente precisamos. Tende a requerer que tenhamos o que nem sempre será tão útil quanto imaginássemos que seria. São coisas que nos fazem até sonhar em tê-las, mas podem em pouco tempo virar pesadelo.

Se desejarmos é porque pode tornar-se tão inútil quanto sem valor no tempo da calamidade ou no momento da dor.

O valor das coisas não é determinado pela etiqueta que indica a quantidade de suor que devemos gotejar para que apenas possamos guardá-las para que outro, talvez venha usá-las.

Nenhum tesouro vale mais que uma alma. Nenhuma casa valerá mais que nosso corpo. Nenhum bem valerá mais que uma consciência impregnada de dignidade. Dignidade é, e sempre será igual à liberdade em poder elogiar a quem verdadeiramente merece o elogio que deveríamos dá.

A esperança é uma visão focada na essência de um existir verdadeiro. Futuro não consistirá em quanto se pode gastar e acumular para que cedo ou tarde, todos tenhamos que aqui deixar.

Se possuir é uma idéia comprada pela alma, então terá que vender a mesma idéia quando a lista de presença for passada. Terá que explicar o significado do verbo “dividir”, e se não puder argumentar, então da presença soberana terá que sair.

Se tiver que comprar com dinheiro então não serve... Se tiver que pagar com boleto é porque vale tanto quanto um pedacinho de queijo. Se tiver que passar o cartão, comprometido todos com isso estarão. Se o fogo consome, então não vale um grão... Se for preciso um cheque assinar, espere um pouco; ele há de compensar!

O que a alma deseja não se pode pagar. O que de fato se almeja não tem como comprar. O que será necessário quando o tempo parar de contar, só de graça a graça terá.

O que queremos não tem etiqueta. Não tem valor, pois é impagável e vermelho a sua cor... Foi nos dado gratuitamente por um Salvador.

O que desejamos vale mais que a própria vida que temos aqui. Vale mais que esse limitado existir. O que ansiamos o fogo nunca consumira, nem há de consumir, não enferruja e nunca será corroído por uma traça que uma parede, às vezes vemos subir.

O que realmente queremos, tira a nossa alma da caverna. O que todos desejamos é a vida eterna!



"E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?" Lucas 18:18 ...

Um comentário:

  1. Caro Jailson,

    Escrevestes algo profundo e revelador. Enquanto buscamos adquirir bens que nosso suor muitas vezes não paga, esquecemos em meio as circunstâncias que o bem maior nos foi dado gratuitamente; a Salvação em Cristo Jesus; a vida eterna!

    ResponderExcluir