sexta-feira, 14 de maio de 2010

GAME OVER – FIM DE JOGO


Jailson Freire

Pode até fazer muito tempo o dia em que foi apertado o botão “Start” Para que fosse iniciado o mais impressionante "jogo": O "jogo" da sua existência.

Não havia até então, nenhuma noção do que teria que enfrentar em cada fase desse "jogo", a final, jogo é jogo e nunca se sabe até aonde isso pode chegar.
Não sabia que durante a longa partida tivesse que "jogar" com os personagens que não queria "jogar", mas isso não é um treinamento; é necessário "jogar" e "jogar" pra valer, mesmo que o inimigo não seja uma escolha sua.

Nesse "jogo" é óbvio que haverá sempre algumas chances de se recuperar e continuar jogando, mas mesmo assim as lesões são inevitáveis e elas poderão levar você à desistência da partida pelo desânimo. Todavia, nesse "jogo", não haverá como desistir, pois essa decisão nunca caberá a nós.

Sendo assim, se é para "jogar", então que as oportunidades de no decorrer desse jogo, as estratégias possam ser mudadas. Nesse caso, melhor será ler o tutorial que ensina os “macetes” menos lógicos, mas eficazes na obtenção da vitória de cada partida.

É uma questão de escolha ler ou não o tutorial, mas é certo que uma vitória só virá se consultamos esse manual.

As derrotas servem para alimentação do banco de dados para que a próxima fase seja coroada de vitória, mas ninguém gosta de perder. Ninguém gosta de ter que começar a mesmas jogadas várias vezes, mas no final é isso que quase sempre se faz necessário para que possamos passar de fase.

Quantas "vidas" mais terá que perder para aprender a vencer as batalhas que são impostas no decorrer? Quantas vezes terá que começar a mesma jogada até que possa finalmente saber que nunca devemos deixar de ler o manual do "jogo do existir". Não chegará vencedor quando o “jogo” terminar se o manual deixar pra lá. Será enganado pelo adversário com seus blefes intermináveis, além de em várias jogadas, tentar nos fazer de otário.

Tem que ter visão... Tem que ter conhecimento dos botões; saber para que servem... Saber suas funções. Tem que ser rápido e perspicaz. Tem que está atendo e saber como se faz. Tem que se encher de forças e de paz, pois vencer não é uma opção e nem um "tanto faz"... Tem que ser astuto e tranqüilo; tem que abandonar os seus "grilos"... Tem que enxergar além do inimigo. Tem que entender o que se esconde por trás; Tem que ansiar pelo melhor final. E o melhor Game Over é combater o bom combate, completar a última fase e nunca esquecer de que, quem o colocou nesse “jogo”; o jogo da existência, o colocou para vencer!



"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7)

Um comentário:

  1. Amigo, acredito que já estou na metade do jogo... há pouco tempo começou a "cair minha ficha" que já estou na metade do tempo e que se faz necessário viver o restante do tempo com mais qualidade e da melhor maneira possível; é impressionante como na primeita metade não nos damos conta e nem tanto valor ao tempo precioso. Que Deus nos ajude a viver para Glória dEle em todo tempo!
    Abraços fraternos, em Cristo,
    Cristina Garcia.

    ResponderExcluir