terça-feira, 18 de setembro de 2007

O DESGRAÇADO ENCONTRA A GRAÇA

por J. Freire

texto postado em 03.11.2006

Nada podia ser mais importante do que um olhar... Um olhar era a diferença que faltava em sua vida “bandida”... Um olhar era a expectativa de uma nova vida, uma estrada nova a percorrer. Uma saída diferente das que estava acostumado a utilizar como escape para a sua alma cansada.

Já estava acostumado àquela vida estúpida de trapaças, mas ao contrário do que se pensava, ele não estava conformado com aquela miséria de vida. Algo o incomodava de mais... Algo ardia desesperadamente em seu coração... Uma espécie de fome e sede, uma angústia inexplicável... Não, ele não saberia explicar, mas precisava urgentemente de um olhar, mas não um olhar qualquer.

Era o tempo, a oportunidade, um sonho, uma estrada empoeirada, muita gente, uma árvore estratégica, uma estatura inconveniente... Tudo estava devidamente calculado, planejado em seus mínimos detalhes. Era agora subir e aguardar o momento exato de assistir de “camarote” o seu passado de desgraça esvair como neblina.

Tudo pronto! Lá vinha Ele... Ele mesmo, o esperado... O aguardado com tanta ansiedade... O Homem... O Nazareno... A multidão que certamente não o deixaria com que ele tivesse a visão privilegiada para alguém tão “pequeno”.

Seus olhos se encheram de lágrimas... Ele não acreditava que estava vendo quem mais queria ver antes de fechar eternamente os seus olhos. Era mesmo a única chance de ter o seu caráter transformado junto com um montão de outras coisas que tanto traziam sofrimento e angústia à sua alma cansada.

Mas o que menos esperava aconteceu: Uma ordem, um chamado para a cura, um chamado para fora da caverna, um presente incalculável... Um olhar...

O Nazareno chama, e ele, chefe dos publicanos e rico a custa do povo, um cobrador de impostos “mau caráter”, O mal visto, o odiado pela sociedade... O corrupto... O desgraçado encontra a graça.

Não tinha volta... Agora só restou a Zaqueu o arrependimento e sair da caverna existencial onde ele pode respirar vida nova.

(S. Lucas 19)
__________________________________________________________________________________________

COMENTÁRIO DE UM LEITOR

At Domingo, 12 Novembro, 2006, Jonadabe Junior said…
Muito legal essa história de Zaqueu!Gostei muito...Que Deus ilumine sua mente cada dia mais primo.Só Vitória!!!

___________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Amigo querido, quanto mais te leio, mas vejo que foi Deus que nos aproximou. Tantas coisas que vc escreve servem para mim.
    Tantas "coincidencias" (?)
    "Vida bandida" era um dos meus MSNs, criado por minha filha em homenagem a um cantor.

    A quem eu queria enganar?

    __Será mesmo que acreditei que depois de já ter conhecido a palavra, poderia ser feliz, mas FELIZ de fato no mundo???__

    Glórias hoje dou, ao DEUS que me resgatou da ilusão e que não se esqueceu de mim...

    Abç emocionado,

    Tita

    ResponderExcluir