quarta-feira, 5 de setembro de 2007

UM REINO PELO AVESSO

por J. F.Estranho como as pessoas se comportam neste reino terreno. Em nosso reino não é assim. Aqui, neste reino terreno as coisas que parecem certas, na verdade estão erradas: Aqui é certo ganhar o prêmio quem chega na frente. Aqui é certo ganhar mais quem trabalha mais. Aqui é certo retribuir uma maldade, com outra maldade, a final a justiça precisa ser feita. Aqui, é o mais esperto quem vive melhor, que ganha melhor, que tem o melhor... Estranho... É um reino diferente do meu. Aqui as pessoas trapaceiam as outras e saem levando vantagens. Aqui, as pessoas valem mais pelo que elas possuem? Estou impressionado... No meu reino tudo é tão diferente... O que mais me intriga é que, apesar de tudo isto, as pessoas aqui não parecem alegres e felizes... Na verdade, parecem tristes... Mas não deviam! A final estão levando vantagens... São as primeiras... Ganham mais... É... Mas ia me esquecendo das outras que não saem ganhando e nem mesmo levando vantagens em nada. E aquele garotinho ali? Não era para estar na escola a esta hora? O que ele está fazendo ali descalço? O que ele pede àquele cidadão? Parece tão magrinho... Interessante... Intrigante... Como ele pode sorrir se parecem faminto? E... E... aquele homem me parece abatido... O que pode estar acontecendo com ele? Está tão bem arrumado... Aquele terno não parece ter sido feito aqui nesta província deste reino... Estou curioso... Ah se ele soubesse como é o meu reino? O que faz aquela mulher tão pintada daquele jeito? Acho que ela exagerou na pintura e no tamanho de sua roupa... Será que não sente frio? Não é inverno? Como ela suporta este frio com aquela roupa tão curta? Porque sai fumaça de sua boca? Será por causa do frio?... Acho que não... Sei lá... Não, não deve ser... O que ela está colocando na boca?... Parece fogo... Acho este reino muito estranho. Esquisito o que aquele rapaz esta fazendo... Espere! Deixa-me chegar mais perto... Hum... Como pode ele inspirar aquele negócio branco? O que é aquilo? Porque ele está tão nervoso... Parece angustiado e muito agitado... O que ele está fazendo?! O que é aquilo na mão dele!? Ele vai machucar aquela garota... Alguém precisa fazer algo... Preciso ver o que aconteceu com ela... Vou até lá... Está sozinha... Sangra... Ainda está viva... Porque o rapaz fez isto? Não a vi fazendo nenhuma maldade conta ele... Acho que vão socorrê-la... Ufa! Ainda bem... É... Este reino é mesmo muito diferente do meu reino... No meu reino, acontece tudo ao contrário deste reino... No meu reino, os últimos são os primeiros... O que serve é o maior... E todos levam vantagens... Ninguém fica de fora da festa... Todos andam na rua de ouro... E ninguém precisa fazer como aquele garotinho faz, pois são todos alimentados com a água da vida... Lá ninguém sente dor, logo os hospitais são inexistentes... Lá ninguém é ferido, como aconteceu com aquela moça...Pois aquela coisa estranha que o rapaz estranho segurava não existe lá no meu reino também. Lá ninguém sente frio no corpo e nem mesmo na alma, como está acontecendo com aquela moça ali, naquela esquina, quase sem roupa... Lá no meu reino, não se sabe e ninguém nunca ouviu falar desta palavra esquisita... Po... po....pobreee...Ah! lembrei! pobreza. Lá é tudo muito bonito... Mas estou pensando aqui comigo... O que poderia preocupar aquele homem tão bem vestido sentado ali. Ele não está feliz. Ah se ele soubesse... Ah se alguém falasse pra ele o quanto é bom morar no meu reino... O meu reino é mesmo o avesso deste reino... Gostaria muito que você fosse comigo. Você vem?Jailson Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário